Revista Comunique

Cilla Tech Park consolida Guarapuava como polo regional de inovação

 

Estúdio de gravação de videocast e podcast, durante garvação do
 Episódio 01 do videocast da Revista Comunique

Parque tecnológico reúne coworking, programas educacionais, espaços maker e articulação institucional para fortalecer o ecossistema de inovação

O Cilla Tech Park é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que atua como um agente estruturador do ecossistema de inovação de Guarapuava. “Nosso principal foco é absorver demandas locais, mapear recursos e organizar ações de inovação para o desenvolvimento e fortalecimento do ambiente empreendedor regional”, explica Vilso Dubena, presidente da Associação CTP.

Com a missão de promover prosperidade e desenvolvimento por meio da inovação tecnológica, o CTP valoriza o talento humano e as relações de confiança. “Buscamos posicionar Guarapuava como o principal polo de inovação da região e, futuramente, do país. O parque tecnológico compreende todo o perímetro da Cidade dos Lagos, dispondo de áreas destinadas à instalação de empresas inovadoras”, acrescenta Vilso.

Entre os projetos do CTP, está o coworking, um espaço colaborativo onde empresas, startups e diversas iniciativas trabalham integradas, fomentando networking, cooperação e a geração de novos negócios. “Por meio de uma estrutura acessível e mentorias especializadas, oferecemos suporte estratégico para o desenvolvimento dos projetos.”

O Celeiro de Inovação, um dos projetos estruturantes do Cilla Tech Park, é, segundo Isabela Queiroz, coordenadora da iniciativa, um vetor educacional que estimula a criatividade, o empreendedorismo e o surgimento de novas ideias. “Por meio de jornadas e capacitações inclusivas e colaborativas, fortalecemos o empreendedorismo, a educação e a inovação, conectando pessoas e instituições.

O Espaço Maker, iniciativa do Cilla Tech Park voltada à cultura de inovação e difusão tecnológica, é, segundo Jhonnathan Ferreira, responsável pelo projeto, um ambiente que trabalha com foco em robótica, modelagem 3D e prototipagem rápida. “Esse espaço proporciona experiências práticas que potencializam o aprendizado e o desenvolvimento de soluções tecnológicas”.

Ele destaca ainda uma aplicação concreta. “Produzimos moldes cirúrgicos personalizados por impressão 3D, utilizados para planejamento de cirurgias complexas, o que reduz o tempo e aumenta a eficiência dos procedimentos”.

Entre as ações de maior visibilidade promovidas pelo Cilla Tech Park está a Jornada Educatech, evento que reúne anualmente milhares de estudantes e educadores para exposições tecnológicas. Em 2025, a jornada será integrada ao Paraná Faz Ciência, ampliando ainda mais sua abrangência. Com cinco anos de atuação, o CTP projeta novos avanços. Entre os próximos passos estão a aproximação com pelo menos 20 municípios da região, a internacionalização de parcerias e a consolidação de projetos estratégicos em áreas como saúde, agronegócio, inteligência artificial e pesquisa científica.

Recepção do Parque Tecnológico

O coworking tem capacidade para 180 profissionais

Celeiro de Inovação

Produção do crânio  em 3D no Espaço Maker
Imagem: Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem
Revista Comunique