Pequenas empresas, grandes ideias: como inovar e crescer no mercado

O consultor do Sebrae/PR em Irati, Willian Henrique da Silva Nunes, explica como inovação não se resume à tecnologia, mas envolve criatividade, processos e cultura organizacional para fortalecer micro e pequenas empresas

Inovar não significa apenas criar algo totalmente novo ou tecnológico. Para Willian Henrique da Silva Nunes, consultor do Sebrae/PR em Irati, inovar é gerar valor para o cliente e para o negócio, seja melhorando processos internos, atendendo de forma diferenciada, adotando ferramentas digitais ou repensando o modelo de gestão para torná-lo mais eficiente.

Willian Henrique da Silva Nunes é graduado em Letras – Português, pós-graduado em Gestão Estratégica, mestrando em Administração e pós-graduando em
 Gestão de Ambientes de Inovação
  Imagem: Divulgação

O Sebrae torna a inovação acessível às micro e pequenas empresas, oferecendo programas, consultorias e conexões com o Ecossistema Local de Inovação (ELI). “Nosso objetivo é ajudar o empreendedor a identificar oportunidades e transformar boas ideias em resultados concretos”, explica Willian.

Empresas inovadoras se adaptam mais rápido às mudanças do mercado, reduzem custos, melhoram a experiência do cliente e criam diferenciais competitivos que as destacam da concorrência.

O processo de inovação começa com uma análise do próprio negócio, identificando gargalos e oportunidades de melhoria, além de ouvir clientes e equipe. Em seguida, é importante testar pequenas ideias, medir os resultados e ajustar continuamente. Além disso, é possível contar com o acompanhamento do Sebrae em todas as etapas. 

Entre os principais obstáculos estão medo de arriscar, falta de tempo, desconhecimento de ferramentas e a ausência de uma cultura voltada à criatividade e experimentação. Para superar essas barreiras, o Sebrae fortalece o ecossistema regional, promovendo a colaboração entre empresários, instituições de ensino, poder público e sociedade civil, criando um ambiente propício para que a inovação floresça, mesmo em negócios mais tradicionais.

Postagem Anterior Próxima Postagem