O
Governo do Paraná e o Sebrae assinaram um acordo para facilitar e estimular
investimentos de micro e pequenos empresários junto a grandes projetos atraídos
pelo programa de incentivos Paraná Competitivo. O convênio foi firmado entre a
Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), ligada à Secretaria do Planejamento e Coordenação
Geral, e o Sebrae.
O
secretário de Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, explica
que, de um
lado existe a APD, que faz a prospecção para investimentos no Paraná, atraindo
grandes empresas, por meio do programa Paraná Competitivo. De outro lado, há a
estrutura do Sebrae, com uma atuação forte com micros e pequenos empresários, e
que vai apresentar qual cadeia produtiva pode auxiliar no investimento produtivo.
“Quais empresas que podem se somar também àquele investimento e àquela região.
Isso vai trazer frutos importantes para o Estado”, disse o secretário.
A
intenção, explica Adalberto Netto, diretor da APD, é mapear oportunidades de
investimento para pequenas e micros. “O principal objetivo é fazer o
adensamento da cadeia, propiciar a integração de grandes e pequenas empresas e
explorar oportunidades de investimento principalmente quando temos
empreendimentos âncoras se instalando”, diz.
AMPLIADO
Criado em 2011, o Paraná Competitivo já atraiu
R$ 42 bilhões em investimentos para o Estado, sendo R$ 24 bilhões de empresas
privadas e R$ 18 bilhões de estatais. O número de empregos diretos gerados
pelos empreendimentos cadastrados no programa é de cerca de 100 mil – ou 430
mil se forem considerados os empregos indiretos.
O
Paraná Competitivo foi ampliado neste ano, com a inclusão de novos setores
beneficiados, como e-commerce, comércio atacadista e varejista. Além disso,
passa a permitir a utilização de créditos de ICMS para investimentos.
MULTIPLICADOR
A
parceria entre a APD e o Sebrae visa, também, suprir uma lacuna que havia para
os pequenos e microempresários. “Como o programa Paraná Competitivo atende
principalmente investimentos de maior porte, a partir de R$ 3,6 milhões, os
pequenos e microempresários muitas vezes ficavam de fora dessa cadeia. A ideia
é proporcionar um efeito multiplicador desses investimentos”, diz Jean
Alberini, gerente de desenvolvimento econômico empresarial da APD.
Será
criado um grupo de trabalho com representantes da APD e do Sebrae para definir
um plano de atuação.
De
acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Tioqueta, a
instituição já tem mapeadas pequenas e microempresas no Estado. “Hoje sabemos
quem são essas empresas e de quais setores. Com a parceria com a Agência Paraná
de Desenvolvimento podemos fornecer essas informações para que no momento de
instalação das grandes empresas as pequenas possam ser atendidas também”, diz.
O
Paraná tem 967,5 mil pequenas e microempresas, espalhadas pelos mais diversos
setores. Desse total, 106,6 mil são de pequeno porte, 462,1 mil são
microempresas e 398,7 mil são microempreendedores individuais.
MUNICÍPIOS
A
parceria com o Sebrae também vai se beneficiar da atuação da APD junto aos
municípios. A agência já vem trabalhando com alguns municípios dentro do
Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que auxilia na melhoria
do ambiente de negócios do município e na sua gestão, tornando-o mais atrativo
e eficiente.
Ao
todo são projetos em seis municípios – Maringá, São José dos Pinhais,
Jaguariaíva, Ponta Grossa, Umuarama e Londrina. “Com algumas ferramentas
podemos trabalhar nesses municípios para que as empresas se insiram em cadeias
produtivas”, diz Alberini. Informações AEN
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