Revista Comunique

Jornalista e Publicitário Kleber Fernandes

Kleber Erivelton Fernandes é Comunicador Social, com habilitação em Jornalismo (2018) e Publicidade e Propaganda (2024) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Natural de Inácio Martins (PR), sempre esteve envolvido com a comunidade, participando de conselhos municipais ligados à cidade, cultura e meio ambiente.

Desde a adolescência, demonstrava afinidade com a comunicação e o interesse pela vida pública. Foi vereador mirim e idealizou o projeto Jornal do CEPS, no Colégio Estadual Cívico-Militar Parigot de Souza. Aos 28 anos, acumula experiências em empreendedorismo na comunicação, assessoria política, produção de conteúdo, programas de televisão, educomunicação e associativismo.

Em abril de 2020, assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Inácio Martins (ACIIM). Em novembro do mesmo ano, tornou-se presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), cargo que exerceu até outubro de 2024, passando a ocupar, desde então, a vice-presidência. Também é vice-presidente para assuntos de comunicação da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (CACESUL), é membro da Associação Paranaense de Imprensa e do Conselho Curador da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Sul do Estado do Paraná (ADECSUL).

Trajetória da marca Comunique

A marca Comunique nasceu oficialmente em 19 de fevereiro de 2018, com a criação do portal de notícias Na Hora Notícias, que logo passou a se chamar Portal Comunique. Kleber, então com 21 anos e recém-graduado em Jornalismo, identificou a ausência de veículos de comunicação profissionalizados em Inácio Martins, sua cidade natal, e decidiu criar um projeto que suprisse essa demanda, oferecendo jornalismo local com responsabilidade e proximidade.

Inácio Martins, o município mais alto do Paraná, com cerca de 9,6 mil habitantes, não dispunha de meios de comunicação que dessem visibilidade a seus acontecimentos, projetos e pessoas. O Comunique surgiu, portanto, com o propósito de informar e fortalecer a identidade local, unindo jornalismo, publicidade e desenvolvimento regional.

Após cinco anos de trabalho e consolidação na cidade, em 2023, foi iniciado o projeto de expansão da marca para outros municípios da Região da Terra dos Pinheirais. A primeira cidade atendida foi Guarapuava, mas, logo após o lançamento, o portal passou por uma pausa estratégica para reestruturação.

A retomada das atividades ocorreu em novembro de 2024, com o relançamento em Guarapuava. Em dezembro, o Comunique passou a atuar também em Irati e Fernandes Pinheiro. Em janeiro de 2025, o projeto chegou a Teixeira Soares e Rio Azul, e, em fevereiro, foi estendido a Rebouças, Mallet, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva, totalizando 11 municípios atendidos.

Julho de 2025: um novo capítulo — a Revista Comunique

Com o crescimento da marca e a necessidade de oferecer conteúdos mais aprofundados, em julho de 2025, surge a Revista Comunique, marcando uma nova fase do projeto. A marca deixa de atuar com jornalismo diário para assumir um novo posicionamento, com foco em reportagens especiais, entrevistas, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.

A Revista Comunique integra três frentes de atuação:

  • Publicação impressa, com matérias sobre negócios, iniciativas inspiradoras, lideranças, investimentos e transformações nos municípios da região;
  • Site, que reúne o conteúdo da revista, notícias complementares e divulgação de eventos.
  • Videocast Comunique, com entrevistas e histórias em formato audiovisual, valorizando o protagonismo regional.

A marca também é responsável pela realização do Prêmio Destaque do Ano, já tradicional em Inácio Martins, e que, a partir de 2025, se estende a outros municípios, reconhecendo profissionais, empreendedores, líderes e projetos que impulsionam o desenvolvimento local.